Primeiro é importante tu saberes que a origem da palavra “Sebo” gera muitas discussões até hoje. Algumas explicações são populares, como por exemplo, a de que as pessoas usavam a luz de velas para ajudar na leitura. Como muitas velas eram feitas de sebo, essa gordura escorria para os livros, tornando-os “ensebados”. Já para o escritor Sérgio Rodrigues o termo pode ter surgido a partir da ideia de que livros muito manuseados ficam cheios de gordura, sujos.

Ao pensar o nome da livraria, não tinha conhecimento dessas histórias (muita onda, né?) e, quando li, pensei que mais do que nunca o nome fazia sentido. A palavra “Seboso”, no dicionário, possui vários significados, todas para denominar coisas “sujas”, “nojentas”, “gordurosas”, e popularmente são as primeiras associações que as pessoas fazem, inclusive, para usar como insulto (sempre tem o gaiato).

Mas para mim, esse nome é uma ressignificação (quando atribuímos um novo significado) da palavra”Seboso”. Quando as pessoas lembrarem do nome “Seboso”, gostaria que recordassem de uma livraria Pai D'Égua, um espaço, ainda que virtual, criado para compartilhar livros que quase foram descartados no lixo, livros esquecidos, amassados, sujos, mas que, graças ao “Seboso”, são livros que estão circulando novamente, sendo importantes para outras pessoas, contribuindo com o conhecimento de alguém, conectando pessoas de todos os cantos do Brasil ao compartilharem do mesmo livro que já foi lido por mais de uma pessoa.📝

Por isso, maninha (o), um livro que não possui mais significado para ti, pode ser ressignificado por outra pessoa, que pode ter procurado tanto, mas não conseguiu encontrá-lo.

É assim que gostaria de ser lembrado e de ter significado pra ti.💚

Com afeto, Seboso.